terça-feira, 25 de março de 2014

Dissertação - Ide e comandai

                James Hunter e sua obra “O monge e o executivo” são destaque no mundo empresarial, pelo peso que possui como as ideias apresentadas, que abordam uma boa gestão e principalmente, liderança. Está presente em todos os lugares. Não há ambiente harmônico sem uma hierarquia existente e que compreenda o respeito mútuo entre comandante e comandados. Ambas tarefas possuem graus de dificuldade consideráveis, pois há competências na hora de atribuir uma tarefa quando dispor delas. Mas afinal, quais os tipos de liderança?
                Existe a boa, que abriga uma ambientação adequada, organizada e composta por respeito e irmandade entre chefe e funcionários. É quando não há arrogância e prepotência da parte de quem manda, sendo um profissional paciente, aberto a sugestões e compreensivo. A princípio, em uma organização militar pode ser algo impossível. Mas, em determinada ocasião, um oficial superior do Exército Brasileiro afirmou: “Trate seus comandados como seus filhos, e eles o seguirão sempre”.
                Paralelamente, há o mau comando. Pode até ser um lugar de contato entre os demais, porém o líder age com ar de superioridade, é ríspido e dissimulado, passando a ideia de “carrasco”. Não é legal de se ver alguém com medo do chefe quando na verdade deveria ter orgulho, para dizer “Tenho a honra de trabalhar para ele”. Em situações desfavoráveis, o diálogo é escasso entre superior e subordinados, sem espaço para sugestões. Caso isso ocorra, pode resultar em uma visita ao setor pessoal após o expediente.
                Não se pode esquecer das “pequenas autoridades”, como os líderes de classe. É basicamente uma ponte entre a sala de aula e o coordenador de ensino, visando o bem de todos. É quase um cargo político, mas não tem tanto peso e atribuições, se assim pode ser colocado. Comandantes existem em todo lugar. Podem ser atenciosos, dispersos, preparados ou não ter a perícia e prudência adequadas. Resta a cada um conhecer melhor a si, e aos desafios da vida, tendo a escolha de comandar ou ser comandado. “Somos todos cadetes da vida”.

REDAÇÃO NÃO AVALIADA.

2 comentários:

  1. Sugestões de tema: - Estupro.
    - Uso de drogas pelos estudantes da UFSC.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas sugestões!

      Em breve publicarei.

      Excluir