Mundo

ATENÇÃO!

A página é dedicada a alguns segredos da humanidade, fatos desconhecidos, sociedades ocultas e algo que pareça "assustador".

Não me responsabilizo por entendimentos que não correspondam às exposições aqui presentes.

Idade recomendada para leitura: 15 anos (creio que não será respeitado, portanto, também não me responsabilizo)

Postagens mais recentes: role para baixo


#1 - TIRADENTES

Recentemente tivemos o feriado do dia 21 de abril, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, conhecido pela alcunha de Tiradentes, apelido adquirido em razão de sua profissão, dentista. Trabalhou em diversos setores, sendo tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político. É conhecido como Mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil e das Polícias Militares Estaduais, além de ser um herói nacional. Foi enforcado em praça pública e posteriormente esquartejado, tendo suas partes fixadas em postes da região de Vila Rica. Sua cabeça fora exposta por um tempo, e depois roubada.

FATOR MUNDO
Tiradentes Esquartejado, Pedro Américo. Óleo sobre tela, 270x165cm, 1893.

Figura 1
Figura 2 (Pensamentos Duneto)



















Análise de alguns fatores da obra:
Barba longa e cabelos: não condizem com o Alferes (patente equivalente à de Aspirante a oficial). No entanto, Tiradentes foi preso no dia 10 de maio de 1789; seu enforcamento ocorreu no dia 21 de abril de 1792, tempo mais que suficiente para tal crescimento.
Tendência a Jesus Cristo: barba e cabelos mencionados anteriormente, crucifixo ao lado da cabeça, ideia de sofrimento.
Mapa brasileiro: disposição das partes esquartejadas formam uma figura que é semelhante ao Brasil (Figura 2). Torna-se exemplo de "herói construído".

#2 - TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

Nascido em 04 de março de 1910, foi eleito Presidente da República por voto indireto de um colégio eleitoral em 1985. Já havia ocupado cargos notáveis no país; tinha sido Ministro da Justiça e Negócios Interiores (26/06/1953-24/08/1954), Primeiro-Ministro (08/09/1961-21/07/1962), Ministro da Fazenda (23/03-09/05/1962) e Governador de Minas Gerais (15/03/1983-14/08/1984). Faleceu em 21 de abril de 1985, vítima de infecção generalizada, aos 75 anos.

FATOR MUNDO
Doença e data da morte

De acordo com a versão oficial, Tancredo Neves morrera por diverticulite. No entanto, avaliações posteriores revelaram que tratava-se de um leiomioma benigno (tumor), mas infectado. Médicos esconderam até o último momento o motivo real, já que a palavra câncer poderia gerar impacto na época.
Repercussões apontam que o Presidente já estava morto há dias, mas foi escolhida a data de 21 de abril para coincidir com o Enforcamento de Tiradentes, sendo ambos mineiros, e causar certa simbologia. Nos dias atuais, seria o mesmo que Lula falecer no dia 1º de maio.

#3 - JÂNIO DA SILVA QUADROS

Presidente da República entre 31 de janeiro e 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros foi um dos presidentes que mais causou polêmica no Planalto, seja pela forma de propaganda eleitoral quanto por seus atos sendo chefe máximo do Executivo. Durante as campanhas, sempre passava a ideia de ser um homem "do povão"; terno desalinhado, cabelos sujos e caspa nos ombros. No meio do comício, parava e comia um sanduíche de mortadela. Seu símbolo de campanha? Uma vassoura e o jingle "Varre varre, vassourinha" - dando a ideia de que ele varreria a corrupção. Com essas atitudes, conseguiu a ida à Brasília. Adotou políticas que entravam em desacordo com os Estados Unidos, como o ato de condenar a invasão da Baía dos Porcos - que causou o isolamento cubano, condenou o intervencionismo (com a defesa da "autodeterminação dos povos" - semelhante ao fundamento da soberania, presente no Artigo 1º da Constituição Federal de 1988), proibiu rinhas de galo, lança-perfumes em bailes de carnaval, biquíni na transmissão televisionada dos concursos de miss e regulamentou o carteado. O ápice foi a entrega da Ordem do Cruzeiro do Sul ao guerrilheiro Ernesto Che Guevara, argentino Ministro da Indústria do governo Fidel Castro, no dia 19 de agosto. Jânio Quadros viria a renunciar seis dias depois, em 25 de agosto de 1961.

FATOR MUNDO
Honraria e data da renúncia

A medalha concedida a Che Guevara causou forte repercussão entre seus aliados da UDN e os americanos. Perceberam que o Brasil estava se alinhando ao "lado vermelho da força", mas nem deram grande importância. Durante a semana, a repercussão aumentava, e críticas eram disparadas. Então, na sexta-feira, 25 de agosto de 1961 - dia que homenageia o Patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias, e é nacionalmente conhecido como Dia do Soldado -, Jânio Quadros escreve uma carta de renúncia. A intenção era semelhante a um "Saí mas espero que sintam minha falta. Assim que clamarem minha volta, retornarei". No entanto, nem metade disso ocorreu. A data viria a ser justificada depois, no ano de 1964.

#4 - JOÃO BELCHIOR MARQUES GOULART

Governou o Brasil entre 25 de agosto de 1961 e 1º de abril de 1964. Ganhou destaque por suas políticas de alinhamento com a China e ideais socialistas, embora tenha visitado os Estados Unidos. Depois do Golpe Militar, foi exilado no Uruguai.

FATOR MUNDO
Renúncia de Jânio Quadros

Enquanto Jango estava em viagem à China, no dia 25 de agosto de 1961 Jânio Quadros renunciou ao cargo de Presidente. Sendo assim, ele assumiria o cargo; mas os ministros militares - Odílio Denys, do Exército, Gabriel Grün Moss, da Aeronáutica e Sílvio Heck, da Marinha - foram contrários a sua posse, movimento conhecido como Campanha da Legalidade. Então, Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara dos Deputados, assumiu o cargo, ocupado até 07 de setembro do mesmo ano. Percebeu? Os governos de Jânio Quadros e João Goulart tiveram datas decisivas, sendo estas de cunho significativo às Forças Armadas. Após assumir o poder definitivamente, João Goulart visitou os Estados Unidos. Tempos depois, a China.

Ao decorrer do governo, adotou políticas que causaram certo desconforto no meio militar, como a legalização do Partido Comunista Brasileiro e alinhamentos com o governo chinês. Seu mandato foi marcado por uma rebelião de sargentos em 1963, insatisfeitos com uma decisão do STF que não reconhecia a elegibilidade dos graduados nesta patente para o Legislativo. O movimento foi dissolvido, mas a postura neutra de Jango foi reprovada pela maioria dos oficiais militares, preocupados com a quebra dos princípios hierárquicos e disciplina das Forças.

Haviam rumores da preparação de um golpe de caráter esquerdista. E então, os militares começaram a movimentar-se com maior intensidade, culminando no Golpe de 31 de março de 1964, que teve como ponto de partida a movimentação de tropas comandadas pelo General Olímpio Mourão Filho, que partiram de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro.

#5 - VELOZES E FURIOSOS 5: OPERAÇÃO RIO

Filme lançado em 2011, com Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne "The Rock" Johnson, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Tyrese Gibson e Chris "Ludacris" Bridges. O orçamento para o filme chegou aos 125 milhões de dólares, e arrecadou perto de US$ 630 milhões.

FATOR MUNDO
Disparate com a realidade do Brasil

Viaturas da Polícia Civil e Rodoviária Federal: NUNCA que a PC do Rio de Janeiro, ou qualquer outro estado que seja, usaria um Dodge Charger 6.1 HEMI - OK, esta "falha" pode ser perdoada porque o fabricante do veículo pediu destaque ao produto. E quanto à PRF? Usando uma Ford Explorer? Novidade isso. As viaturas, hoje, são os modelos Mégane e Fluence (Renault), Corolla (Toyota), Linea (FIAT), Pajero Dakar (Mitsubishi), Focus Sedan (Ford), Astra Sedan, Blazer, Gran Trailblazer e S10 (Chevrolet), Frontier (Nissan) e RAM 2500 (Dodge). A Explorer até foi comercializada no país, mas é raro de ver uma dessas.
Policiais Militares: apresentam crime de transgressão disciplinar militar, por causa da barba por fazer ou em desacordo com o que é permitido - bigode que não ultrapasse a linha dos lábios. O uniforme dos oficiais está de acordo. No entanto, o fardamento da policial (interpretada por Elsa Pataky) não está de acordo com o padrão; mangas curtas demais, divisa apenas no braço esquerdo e com disparidade nas cores (preta com detalhes em amarelo - padrão da PMMG). O padrão da PMERJ é azul escuro com detalhes em laranja.
94ª DP, Rio de Janeiro: o que é isso, tivemos um teletransporte de delegacia? A 94ª Delegacia de Polícia está situada, na verdade, na Avenida 15 de Novembro, número 250, bairro Centro, município de Piraí, Rio de Janeiro. Erro grosseiro.
Padrão de emplacamento: como é, mudaram até a padronização do DETRAN quanto ao emplacamento? As placas estavam completamente inadequadas, ficando semelhantes às americanas. Nunca vi uma viatura emplacada com a sigla da UF e fundo cinza, sinceramente. O correto seria apenas o nome do estado e fundo branco com letras pretas, e respeitando as ordem de três letras e quatro números. Provavelmente a primeira letra seria um K ou L.
Toretto e seus amigos: "Aqui é o Brasil!" - e todos levantam suas armas. A cena ficou engraçada, confesso. Mas na prática isso não ocorreria, graças ao Estatuto do Desarmamento. Mas bem que os amigos do Toretto não eram exatamente cidadãos de bem, sendo estes os prejudicados por tal lei. Então... deixa pra lá.

#6 - BOOGIE OOGIE

Novela produzida pela Rede Globo de Televisão, ambientada no final da década de 1970, anos finais da presidência do General de Exército Ernesto Geisel.

FATOR MUNDO
Tenente-Coronel de Infantaria Elísio, interpretado por Daniel Dantas.

Apesar de que ao final dos créditos a Globo afirmar que "é uma produção artística livre, e sem compromisso com a realidade". OK, mas poderia ser real no que existe.

A medalha de 30 anos de serviço não condiz com a patente de Tenente-Coronel. Por exemplo: No Exército Brasileiro, com aproximadamente 16 anos de serviço, o Oficial já alcança a patente de Major, e após um curso na ECEME chega a Tenente-Coronel. Com 30 anos de atividade, pode chegar a General de Brigada, em alguns casos. A identificação é desnecessária no fardamento que o personagem utiliza, pois só é usada na farda de combate (tarjeta com velcro) e trajando canícula (a plaqueta mostrada). A grafia da patente é errônea, sendo que são adotadas oficialmente duas abreviações: TC e Ten Cel. A divisa de gola, em oposição aos fuzis cruzados e a granada, não deveria estar lá; o símbolo da Infantaria deve estar presente em ambos os lados.  A gravata deveria ser de crochê, não lisa como apresentado. O brevê de curso está correto, bem como o distintivo de formação. As medalhas de tempo de serviço, Pacificador sem palma e Santos Dumont estão ordenadas corretamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário