Redação premiada em 2012

Prêmio: câmera digital Sony

A política segundo o filósofo grego Aristóteles, é o instrumento de percepção cuja finalidade é encontrar a melhor maneira de governo, garantindo, assim, o bem-estar coletivo. Em dicionários, lê-se o significado “ciência do governo dos povos”. Com descrições desse gênero, não há como imaginar que a política seja algo negativo. No entanto, alguns problemas, como corrupção e lavagem de dinheiro, ofuscam a boa imagem que deveria se ter sobre esse assunto. Mas afinal, qual a verdadeira importância da política?
Primeiramente, não basta saber a relevância da política na sociedade se o indivíduo é ignorante e apolítico. Para ter consideração sobre isso, é necessário, sobretudo compreensão dos acontecimentos relacionados a esse ponto. Além disso, política é não conformar-se com a situação atual, buscar o melhor para si e para os outros. Um exemplo é a Primavera Árabe, que acabou com vários regimes ditatoriais no norte da África. A participação política pode ser ressaltada, tendo em vista o mês de outubro, quando ocorrem as eleições. Votar é um exercício de cidadania.
A política não é tão complicada a ponto de negá-la. É uma maneira de buscar uma democracia, tendo como consequência, o bem de todos. A definição e a função da política são semelhantes, mas falta a importância. Grosseiramente, poderia considerada como a mesma coisa. No entanto, a política tem o intuito de unir os cidadãos no momento da escolha dos representantes, além de unir ideologias partidárias e individuais.
Embora as idéias sobre política apresentem reiteração, as pessoas conseguem distinguir o que cada uma delas representa, bem como suas consequências. Assim, ignorar a política – fundamental – é o tornar-se um alienado – a titulo de exemplo, tem-se o que ocorreu na Grécia Antiga, ostracismo. Baseado nesses pressupostos, o critério essencial para tornar a política realmente importante cabe a cada cidadão, com a consciência sobre seus atos e escolhas sobre esse assunto.

Redação original aqui

2 comentários: